top of page

BIBLIOTECA LIVRE

Aprendendo a compartilhar:

Ética, Cidadania e Respeito ao Bem Comum

​

​

Definição

​

A Biblioteca Livre é um sistema de promoção da ética, cidadania e respeito ao bem comum, baseado na valorização do ser humano através de um dos seus valores mais fundamentais: a confiança. O sistema é muito simples: cada pessoa pode pegar um livro e quando devolvê-lo poderá pegar outro. Sem prazo, sem cobrança, sem punições; enfim sem nenhum impedimento ou inibição para a retirada de um livro ou coação para devolvê-lo, apenas o único estímulo necessário para que o leitor volte: poder pegar um novo livro.

​

Justificativa

​

Inspirado nos princípios de incondicionalidade e desburocratização, desenvolvemos e aplicamos um sistema de empréstimos, sejam brinquedos, livros, ferramentas, entre outros ao qual denominamos Livre. E geralmente a primeira pergunta que todo mundo se faz é: Esse sistema funciona? As pessoas devolvem o livro? A resposta até o presente momento é sim. Na verdade, a perda de acervo tem sido bem menor do que a esperada e tenderá a zero com um índice de usuários do sistema cada vez maior.

Este prognóstico aparentemente otimista se justifica quando analisamos o fator essencial para seu sucesso: a confiança de que os livros serão devolvidos em bom estado. O que em principio parece ingenuidade, é na verdade a pilastra do projeto, o principio que permite que a Biblioteca Livre vá além da difusão da leitura para cumprir o principal propósito de sua criação: a Promoção da Cidadania.

Quando damos ao usuário o poder de decisão de devolver o livro em bom estado, quando não há nada que o impeça de fazer o que quiser com ele, estamos lhe dando a oportunidade de tomar consciência do valor do bem comum. Pois o raciocínio é bem simples: “Fico com este livro para mim em definitivo ou abro mão dele para desfrutar de todos os outros disponíveis na biblioteca?”

Nossa confiança é, portanto fundamentada no mesmo principio de inteligência que gera a União: a cidadania. Assim, o mais interessante é que a Biblioteca Livre promove a cidadania não apenas entre os usuários do sistema, mas de todos os envolvidos no projeto, à medida que nos despimos do preconceito e passamos a acreditar e confiar no nosso semelhante não por princípios ideológicos, filosóficos ou religiosos, mas simplesmente porque é o que de fato funciona.

​

​

bottom of page